segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Biografia de Corrégio

Antônio Allegri nasceu em Correggio, uma cidade italiana na Reggio Emília. A data de seu nascimento é incerta (cerca de 1489) e era filho de um comerciante. Sua infância e seus primeiros passos na pintura sào pouco conhecidos, Giorgio Vasari escreveu no seu livro Vite que era uma família muito pobre, mas sabe-se que de 1503 até 1505 foi aprendiz de Francesco Bianchi Ferrara em Modena, onde provavelmente conheceu o classicismo deLorenzo Costa e Francesco Francia, o que pode ser reconhecido nos seus primeiros trabalhos. Depois de uma viagem a Mântua em 1506, retornou e permaneceu em Correggio até 1510. Nesse período é assinalada a obra Adoração do Menino com Santa Isabel e São João, que mostra claras influências de Costa e Mantegna. Em 1514 ele provavelmente pintou tres obras para a entrada da igreja de Santo André em Mantua, voltando a Correggio, onde contratou a execução do altar de Nossa Senhora no monastério franciscano local (atualmente em Dresden). Em 1516 Antônio se encontrava em Parma, onde se tornou amigo de M.Anselmi, um dos principais pintores maneiristas. Permaneceu ali até 1530. Em 1519, casou-se com Girolama Francesca di Braghetis, também de Correggio. que faleceu em 1529. Desse período são Madona e o Menino com São João criança, Cristo deixando sua Mãe e a perdida Madona de Albinea. A primeira grande encomenda a Correggio foi para pintar o teto da sala de jantar da abadessa do convento de São Paulo, em Parma. Ele pintou uma maravilhosa árvore formando um pergolado, com imagens adoraveis em óculos, lembrando o frescor da Vila Farnese em Roma . Pintou a ilusionista Visão de São João em Patmos (1520-1521) para o domo da igreja de São João Evangelista. Três anos depois decorou o domo da catedral de Parma com a brilhante Ascensão da Virgem, coroada com camadas de anjos em pespectiva. A complexidade deste trabalho e sua sugestão de um infinito divino foi inovadora. Muitos afrescos foram executados como se fossem uma tela. Outras obras-primas incluem A Lamentação e O Martirio de Quatro Santos, atualmente em Parma. Trabalhou também em suas obras sobre mitologia, melhor descritas a seguir. Em 15 de março de 1534, morre em sua cidade natal e foi sepultado na igreja de São Francisco. Vasari conta que o pintor foi acometido de uma forte febre quando retornava a Parma para receber o dinheiro de uma encomenda. Somente para situar Correggio em sua época, lembremos que Alexandre VI, nascido na Espanha com o nome de Rodrigo Bórgia, era o papa da época, e sua filha Lucrécia (1480-1519), era casada com Alfonso d'Este, Duque de Ferrara e Módena, embora diziam ter frequentado também a cama de Francisco Gonzaga, Duque de Mantua. Allegri foi contemporâneo ainda de grandes nomes como Leonardo , Michelangelo ,Rafael , entre tantos grandes, e se quinhentos anos depois ainda se guarda sua memória, é por ter seu valor.
Além de suas obras religiosas, Antônio de Correggio produziu uma série obras baseadas na mitologia, centrada nos Amores de Jupiter, como descrito nas Metamorfoses de Ovidio. Foram encomendadas por Francisco Gonzaga de Mantua, para decorar a Sala de Ovidio no Pallazzo Te. Entretanto foram presenteadas a Carlos V , o rei da Espanha que também dominava o Sacro Império, e deixaram a Itália pela Áustria . Leda e o Cisne, está atualmente em Berlim. Danaese encontra na Galeria Borghese em Roma. Ganimedes e sua obra parceira, Jupiter e Io, magníficas, estão em Viena.
Antônio Allegri era descrito por seus contemporâneos como sombrio, melancólico e introspectivo, provavelmente por sua infância numa família pobre e numerosa. Correggio foi um artísta eclético, não sendo possível identificar uma linha única entre suas obras. Parece que emergiu sem um aprendizado maior, e não teve sucessores ou aprendizes conhecidos, mas suas obras são consideradas como revolucionárias e influentes em artistas posteriores. Um século depois de sua morte, suas obras eram bem conhecidas por Vasari, o grande historiador da arte da época, que disse sentir por não ter havido exposição suficiente de sua obra em Roma. Nos séculos XVIII e XIX, suas obras foram frequentemente citadas nos diários de visitantes estrangeiros, o que mostra a revalorização de sua arte durante o Romantismo. O vôo da Madona na cúpula da catedral de Parma inspirou varias decorações em locais leigos e religiosos.



Obras:
Madona (1512-14) - Castelo Sforza, Milão
Adoração dos Magos (1516-18) - Pinacoteca de Brera, Milão
Ecce Homo - National Gallery, Londres
O Casamento Místico de Santa Catarina (1510-15) - National Gallery of Art, Washington
Madona com São Francisco (1514) - Gemäldegalerie, Dresden
Madona de Albinea (1514) - perdida
A Virgem e o Menino com um anjo(Madona do Latte) - Budapest
Madona e o Menino com São João criança (1516) - Museu del Prado, Madri
O Descanso durante a fuga do Egito com São Francisco (1517) - Galleria degli Uffizi. Florença
Retrato de um cavalheiro (1517-19) - Hermitage, são Petresburgo
A Adoração do Menino (1518-20) - Galleria degli Uffizi. Florença
Sala de São Paulo (1519) - Convento de São Paulo, Parma
O Casamento miístico de Santa Catarina (c.1520) - Louvre, Paris
Ascensão de São João (1520-24) - Igreja de São João Evangelista, parma
Madona com São Jeronimo (c. 1522) - Galleria Nazionale, Parma
Madona do Scalla (c. 1523) - idem
Deposição da cruz (1525) - idem
Noli me Tangere (c. 1525) - Museu del Prado, Madri
Assunção da Virgem (1526-30) - Catedral de Parma
Natividade (1528-30) - Gemäldegalerie, Dresden
A Educação de Cupido (c. 1528) - National Gallery, Londres
Venus e Cupido com um sátiro (c. 1528) - Louvre, Paris
Madona com São Jorge (1530-32) - Gemäldegalerie, Dresden
Ganimedes"(1531-32) - Kunsthistorisches Museum, Viena
Jupiter e Io (1531-32) - idem
Leda e o cisne (1531-32) - Staatliche Museen, Berlin
Danae c. 1531) - Galleria Borghese, Roma
Alegoria da Virtude (c. 1532-34) - Louvre, París


(Madona com São Jerônimo)



Quadro 1: Pintado afresco, como se fosse uma tela. Pessoas nuas, cores tranquilas e traços livres e fluídos. Tema: religioso.

(Júpter e lo)

Quadro 2: Pintado afresco, como se fosse uma tela. Pessoas nuas sensuais, cores tranquilas de um tom prateado e domínio de figura e perspectiva. Tema: mitologia.

São obras refinadas, muitas vezes forçadas ou exageradas. Combinações cromáticas intensas, complexas e inventivas, com brilhantismo técnico como arte maneirista.

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