Além de suas obras religiosas, Antônio de Correggio produziu uma série obras baseadas na mitologia, centrada nos Amores de Jupiter, como descrito nas Metamorfoses de Ovidio. Foram encomendadas por Francisco Gonzaga de Mantua, para decorar a Sala de Ovidio no Pallazzo Te. Entretanto foram presenteadas a Carlos V , o rei da Espanha que também dominava o Sacro Império, e deixaram a Itália pela Áustria . Leda e o Cisne, está atualmente em Berlim. Danaese encontra na Galeria Borghese em Roma. Ganimedes e sua obra parceira, Jupiter e Io, magníficas, estão em Viena.
Antônio Allegri era descrito por seus contemporâneos como sombrio, melancólico e introspectivo, provavelmente por sua infância numa família pobre e numerosa. Correggio foi um artísta eclético, não sendo possível identificar uma linha única entre suas obras. Parece que emergiu sem um aprendizado maior, e não teve sucessores ou aprendizes conhecidos, mas suas obras são consideradas como revolucionárias e influentes em artistas posteriores. Um século depois de sua morte, suas obras eram bem conhecidas por Vasari, o grande historiador da arte da época, que disse sentir por não ter havido exposição suficiente de sua obra em Roma. Nos séculos XVIII e XIX, suas obras foram frequentemente citadas nos diários de visitantes estrangeiros, o que mostra a revalorização de sua arte durante o Romantismo. O vôo da Madona na cúpula da catedral de Parma inspirou varias decorações em locais leigos e religiosos.
Obras:
Madona (1512-14) - Castelo Sforza, Milão
Adoração dos Magos (1516-18) - Pinacoteca de Brera, Milão
Ecce Homo - National Gallery, Londres
O Casamento Místico de Santa Catarina (1510-15) - National Gallery of Art, Washington
Madona com São Francisco (1514) - Gemäldegalerie, Dresden
Madona de Albinea (1514) - perdida
A Virgem e o Menino com um anjo(Madona do Latte) - Budapest
Madona e o Menino com São João criança (1516) - Museu del Prado, Madri
O Descanso durante a fuga do Egito com São Francisco (1517) - Galleria degli Uffizi. Florença
Retrato de um cavalheiro (1517-19) - Hermitage, são Petresburgo
A Adoração do Menino (1518-20) - Galleria degli Uffizi. Florença
Sala de São Paulo (1519) - Convento de São Paulo, Parma
O Casamento miístico de Santa Catarina (c.1520) - Louvre, Paris
Ascensão de São João (1520-24) - Igreja de São João Evangelista, parma
Madona com São Jeronimo (c. 1522) - Galleria Nazionale, Parma
Madona do Scalla (c. 1523) - idem
Deposição da cruz (1525) - idem
Noli me Tangere (c. 1525) - Museu del Prado, Madri
Assunção da Virgem (1526-30) - Catedral de Parma
Natividade (1528-30) - Gemäldegalerie, Dresden
A Educação de Cupido (c. 1528) - National Gallery, Londres
Venus e Cupido com um sátiro (c. 1528) - Louvre, Paris
Madona com São Jorge (1530-32) - Gemäldegalerie, Dresden
Ganimedes"(1531-32) - Kunsthistorisches Museum, Viena
Jupiter e Io (1531-32) - idem
Leda e o cisne (1531-32) - Staatliche Museen, Berlin
Danae c. 1531) - Galleria Borghese, Roma
Alegoria da Virtude (c. 1532-34) - Louvre, París
Madona (1512-14) - Castelo Sforza, Milão
Adoração dos Magos (1516-18) - Pinacoteca de Brera, Milão
Ecce Homo - National Gallery, Londres
O Casamento Místico de Santa Catarina (1510-15) - National Gallery of Art, Washington
Madona com São Francisco (1514) - Gemäldegalerie, Dresden
Madona de Albinea (1514) - perdida
A Virgem e o Menino com um anjo(Madona do Latte) - Budapest
Madona e o Menino com São João criança (1516) - Museu del Prado, Madri
O Descanso durante a fuga do Egito com São Francisco (1517) - Galleria degli Uffizi. Florença
Retrato de um cavalheiro (1517-19) - Hermitage, são Petresburgo
A Adoração do Menino (1518-20) - Galleria degli Uffizi. Florença
Sala de São Paulo (1519) - Convento de São Paulo, Parma
O Casamento miístico de Santa Catarina (c.1520) - Louvre, Paris
Ascensão de São João (1520-24) - Igreja de São João Evangelista, parma
Madona com São Jeronimo (c. 1522) - Galleria Nazionale, Parma
Madona do Scalla (c. 1523) - idem
Deposição da cruz (1525) - idem
Noli me Tangere (c. 1525) - Museu del Prado, Madri
Assunção da Virgem (1526-30) - Catedral de Parma
Natividade (1528-30) - Gemäldegalerie, Dresden
A Educação de Cupido (c. 1528) - National Gallery, Londres
Venus e Cupido com um sátiro (c. 1528) - Louvre, Paris
Madona com São Jorge (1530-32) - Gemäldegalerie, Dresden
Ganimedes"(1531-32) - Kunsthistorisches Museum, Viena
Jupiter e Io (1531-32) - idem
Leda e o cisne (1531-32) - Staatliche Museen, Berlin
Danae c. 1531) - Galleria Borghese, Roma
Alegoria da Virtude (c. 1532-34) - Louvre, París
(Madona com São Jerônimo)
Quadro 1: Pintado afresco, como se fosse uma tela. Pessoas nuas, cores tranquilas e traços livres e fluídos. Tema: religioso.
(Júpter e lo)
Quadro 2: Pintado afresco, como se fosse uma tela. Pessoas nuas sensuais, cores tranquilas de um tom prateado e domínio de figura e perspectiva. Tema: mitologia.
São obras refinadas, muitas vezes forçadas ou exageradas. Combinações cromáticas intensas, complexas e inventivas, com brilhantismo técnico como arte maneirista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário